Capacitação em Internacionalização: Exportação (abril de 2018)

Objetivos

Explorar e debater os principais aspectos empresariais envolvidos no processo exportador;

Analisar dimensões críticas das estratégias de marketing, promoção, inteligência de mercado, negociação, logística, formação de preços e contratos na exportação; e

Simular as etapas estratégicas do processo exportador.

Público Alvo

Este curso é promovido pela Focus RI em parceria com Abest, Abicab, Abiepan, Abihpec, Abilux, Abimapi, Abimaq, Abimo, Adinee, Abis, Ibrac, Ibravin, INP e Organis.

Apenas empresas associadas destas entidades podem participar.

MÓDULOSTEMASCONTEÚDO
1Motivações, expectativas e cenários
Exportação: estratégia para competitividade e principais aspectos
• Apresentação do curso e da metodologia desenvolvida
• Análise dos cenários nacionais e internacionais para a exportação.
• Pensar estrategicamente a exportação: por que exportar? o que é exportação? Impactos das exportações nas empresas
• Principais dimensões estratégicas do processo exportador; pensar a empresa: variáveis organizacionais; o produto: estudo merceológico; a origem: aspectos normativos nacionais.
2Promoção comercial: missões, feiras e rodadas• Qual a importância da promoção comercial internacional? O que é promoção? Como elaborá-la e executá-la? Principais dimensões e aspectos da promoção comercial internacional.
3Inteligência de mercado: prospecção e análise
Laboratório prático
• Como os estudos de mercado podem ser ferramentas estratégicas para tomada de decisão na exportação? Como estruturar um estudo de mercado e quais bases utilizar? Apresentação de bases de dados para estudos de mercado.
4Marketing internacional: posicionamento e adaptação
Laboratório / case
• Como preparar e adaptar o meu produto/serviços aos mercados de destino? Análise do mercado de destino (posicionamento).
5Negócios Internacionais
Laboratório/ case
• Como negociar com potenciais compradores? Quais os estilos de negociação? Como ter negociações de sucesso no mercado internacional? Como planejar uma negociação?
6Business Speech (opcional)• Análise dos business speeches; comentários finais.

 

Datas

São Paulo: 4/4, 18/4, 2/5, 16/5, 6/6 e 13/6

Porto Alegre: 18-19/05, 8-9/06 e 23/06

 

Inscrições

Encerradas

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